Build Review Yak-40 (Як-40) 1/144 AzModel
O kit,
Este kit possui poucas peças e como qualquer kit short run requer um pouco de experiência para montá-lo. Já publiquei um review deste kit aqui no Spruemaster, para vê-lo clique aqui.
A montagem,
Para esta montagem resolvi unir dois kits, um antigo Yak-40 da empresa OKB, presente de meu amigo Helder Milani, e o Yak-40 da AzModel. O kit da OKB é injetado em baixa pressão, e extremamente difícil de montar, então decidi usar apenas algumas partes da folha de photoetched que acompanha o kit para aumentar um pouco mais os detalhes.
Iniciei a montagem comparando o modelo com as plantas em escala que acompanham o kit da OKB, e a AzModel fez o dever de casa neste kit, com todos os detalhes e linhas de painel presentes.
Iniciei montando as peças que compõem a empenagem, que aliás foi a parte mais difícil de todo o kit, não há pinos de encaixe, e as peças nãos e ajustam muito bem, prepare-se para lixar e usar putty. Também é bastante complicado colar esta parte na fuselagem já que não há nenhum pino guia os marcações para auxiliar o correto alinhamento.
Após colada na fuselagem a empenagem apresentou um “gap” bem grande sendo necessário muita putty e lixa para deixá-la adequada.
A fuselagem tem montagem simples, não se esqueça de colocar peso no nariz, a asa se encaixa relativamente bem. A colagem dos estabilizadores horizontais foi a parte mais desafiadora da montagem, uma vez que não há pinos guia.
As turbinas montam-se bem, porém o encaixe na fuselagem não é adequado deixando um “gap” que será necessrário corrigir com lixa antes de colar, ou com putty após a colagem.
Para a pintura utilizei o Gunze Mr White Primer, após a secagem completa dei uma camada de Gunze H1 e pintei as partes de cinze com Gunze H53.
Após bem seca a tinta, geralmente espero pelo menos 72h para secagem, apliquei os decalques. Para dar uma melhorada no aspecto geral do kit utilizei uma folha de decalques da BOA Decals. Para as partes cromadas, bordo de ataque e turbinas, utilizei Bare-Metal foil.
Para finalizar utilizei verniz acrílico Gunze H30 (gloss). O nariz e o painel “anti glare” foram pintados com tamiya X-18.
Para fazer a base utilizei um pedaço de madeira e uma textura (que está disponível na área de downloads do Blog), o símbolod o YAK-40 na base é um broche que comprei de um colecionador em Moscow.
Nesta montagem utilizei o aerógrafo Infnity da Harder&Steenbeck. Mais detalhes da montagem na legenda das fotos.
O resultado final,
Modelo finalizado ficou assim:
É isso aí e até a próxima!
Ao ver essas fotos, ví o tanto de trabalho que deu para você montar o Yak-40
Oi Marco, sim, estes kits short-run são um pouco trabalhosos, para quem quer iniciar no plastimodelismo existem marcas de kit muito mais fáceis de montar.
Plastiabraço e obrigado pelo comentário!
Muito bem montado Lucas, excelente montagem.
Show de bola Lucas!!! Se um dia eu voltar a enxergar, vou montar 1/144!! 😀
Espetacular!
Obrigado! 😀 😀